- Área: 260 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tamara Uribe
-
Fabricantes: Interceramic, Magg, Millet, Mosaicos Tranqui
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume de concreto simples localizado em uma praia isolada e tranquila na costa de Yucatán. Esta casa, localizada em uma área de baixa densidade foi implantada ao lado de outros edifícios e dentro de uma área de dunas, nas praias da costa oeste do porto de Chuburna, no México. Como uma grande caixa de concreto polido, graças ao seu volume frio e sóbrio, e com uma forte presença tectônica, torna-se uma referência arquitetônica no seu entorno.
Graças à luminosidade de suas janelas, a luz penetra na casa de maneira sutil e controlada, permitindo que as áreas do térreo tenham uma atmosfera única e convidem ao relaxamento, leitura e meditação. Na parte superior, a janela na sala torna-se um instrumento de comunicação visual com o exterior para poder contemplar a imensidão do mar.
O interior tem uma decoração bastante simples, o gosto pelo artesanato de Yucatán, as cores e texturas e a arquitetura da casa fazem dele um espaço arquitetônico ideal para relaxar e se desconectar do mundo. Pensando que o mais importante é o espaço e a luz, optamos por cores cinzas neutras de concreto polido, tanto em pisos e paredes quanto na cor branca como uma tela de luz nos sofitos da casa. Isso faz um contraste com a madeira que aparece em todos os lugares: em detalhes, móveis e portas.
A sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o terraço são um espaço único com pé-direito duplo que integra espacialmente o piso térreo com o último andar e serve como um espaço que filtra e distribui a luz vinda de algumas abertura no teto.
Próximo a ele, e sem qualquer separação, fica a área de jantar. Uma área espacialmente simples graças ao vidro que circunda o espaço e permite que o usuário veja a praia e o mar ao fundo enquanto está comendo.
Na frente, e sem qualquer separação, fica a piscina. Esta área é o coração coletivo da casa especialmente atraente porque integra-se completamente com os espaços coletivos do interior. Sua simplicidade permite ver a praia e o mar ao fundo enquanto se está na piscina, descansando ou contemplando a paisagem exterior da sala de jantar. É importante também notar a transparência ao adentrar na casa e a preocupação em nunca perder o contato direto com a praia.
A cozinha é integrada nesse espaço único no piso térreo, no qual a simplicidade do espaço se destaca enquanto um bar de concreto divide o espaço com a sala de jantar e o acabamento do piso dá um toque importante ao ambiente.
Na parte superior e ao redor do pé-direito duplo, foi desenvolvido um espaço de organização dos fluxos, onde uma sala de estudos se transforma em um dormitório com vista para o sul.
Os quartos seguem o mesmo estilo decorativo simples e natural, com escassez de móveis, grande presença de madeira, grandes aberturas que trazem a paisagem para dentro da casa e permitem acordar com o mar como pano de fundo fundo.
Finalmente, sua cobertura habitável funciona como um mirante neste lugar fantástico. Como um detalhe de integração com a paisagem, a terra na área da praia é delimitada com um pequeno muro típico da área rural do estado de Yucatán.